a china além da china
breves destaques

China alerta contra atribuição de Nobel da Paz a manifestantes de Hong Kong

August 28, 2020

China alerta contra atribuição de Nobel da Paz a manifestantes de Hong Kong

Oslo é uma das paragens da viagem diplomática de Wang Yi à Europa. Foto: ARQUIVO/Alexandros Michailidis (Shutterstock)

Na Noruega, terceira paragem de uma visita diplomática à Europa, o ministro dos Negócios Estrangeiros da China disse que a entrega do Prémio Nobel da Paz aos activistas pró-democracia de Hong Kong seria uma interferência nos assuntos internos do país.

Questionado por um jornalista sobre como reagiria a China se o próximo Prémio Nobel da Paz fosse atribuído aos manifestantes de Hong Kong, o ministro dos Negócios Estrangeiros chinês pediu a Oslo para salvaguardar a relação “saudável e estável” com Pequim.
“No passado, hoje e no futuro, a China rejeita firmemente qualquer tentativa de qualquer pessoa de usar o Prémio Nobel da Paz para interferir nos assuntos internos da China”, disse Wang Yi, citado pelo jornal South China Morning Post.
A atribuição do galardão da paz ao activista Liu Xiaobo, em 2010, levou à suspensão das relações diplomáticas e comerciais sino-norueguesas. A reconciliação aconteceu apenas sete anos depois, e a visita de Wang Yi é a primeira de um chefe da diplomacia chinesa à Noruega em 15 anos.
“A China tem uma posição sólida em relação a este princípio e não queremos que ninguém politize o Prémio Nobel da Paz”, acrescentou Wang Yi durante uma conferência de imprensa em que participou também a homóloga norueguesa Ine Eriksen Søreid.
Na ocasião, o responsável respondeu ainda a perguntas sobre o novo coronavírus, notando que o facto da China ter sido o primeiro país a relatar a existência do vírus à Organização Mundial de Saúde não significa que esse mesmo vírus tenha tido origem em território chinês. “Nos últimos meses, temos visto relatórios que revelam que o vírus emergiu em diferentes partes do mundo, e poderá ter aparecido antes da China”, salientou.
Em Oslo, o diplomata disse ainda que a “rápida conclusão das negociações” sobre um acordo de livre comércio com a Noruega é de “grande importância para as relações bilaterais e comerciais”.
Esta é a primeira missão diplomática à Europa de Wang Yi desde o início da pandemia. A viagem arrancou dia 25 deste mês, em Itália, seguindo-se Holanda, Noruega, França e Alemanha.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *