Pequim aprova polémica lei de segurança nacional para Hong Kong
A controversa lei de segurança nacional para Hong Kong foi aprovada esta terça-feira por Pequim, de acordo com uma notícia avançada pelo jornal South China Morning Post.
Fontes do diário disseram que o diploma foi aprovado por unanimidade, em 15 minutos, pelos 162 membros do comité permanente da Assembleia Popular Nacional (APN).
Um limitado grupo de delegados de Hong Kong à APN teve acesso a um esboço da proposta de lei antes desta ser aprovada, refere ainda o jornal, lembrando que a questão causou desconforto na região administrativa especial, com críticos a apontarem a falta de transparência no processo.
A nova legislação proíbe actos de traição, separação, rebelião, subversão contra o Governo Popular Central, e ainda roubo de segredos de estado e a organização de actividades com organizações políticas estrangeiras que ponham em causa a segurança do Estado.
A iniciativa legislativa tem sido amplamente criticada pela ala pró-democracia de Hong Kong e pela comunidade internacional, que receiam a gradual erosão dos direitos e liberdades da população do território.