a china além da china
breves destaques

China retalia e ordena encerramento de consulado dos EUA em Chengdu

July 24, 2020

China retalia e ordena encerramento de consulado dos EUA em Chengdu

Medida é uma retaliação ao encerramento da representação diplomática chinesa em Houston, no Texas.

A China ordenou hoje o encerramento da representação consular dos Estados Unidos em Chengdu, capital da província de Sichuan, no sudoeste do país.
A decisão é anunciada três dias depois de Washington ter encerrado o consulado chinês na cidade texana de Houston.
Trata-se de “uma resposta legítima e necessária ao acto injustificado dos Estados Unidos”, escreveu num comunicado o Ministério dos Negócios Estrangeiros da China. No documento, que apela à “retirada imediata” da ordem de encerramento da representação de Houston, os Estados Unidos são acusados de serem os responsáveis pela deterioração das relações sino-americanas.
Ainda não se sabe quando é que o consulado norte-americano em Chengdu tem de encerrar. No caso de Houston, foram dados três dias aos diplomatas chineses três dias para fechar a representação diplomática.
Na altura, os Estados Unidos justificaram a ordem com a “protecção da propriedade intelectual e de informações privadas dos norte-americanos”.
Estas medidas surgem numa altura em que crescem as tensões entre as duas maiores potências mundiais. A restrição de atribuição de vistos, a imposição de novas regras para a viagem de diplomatas e o despedimento de correspondentes estrangeiros são algumas das medidas adoptadas pelos dois lados.


Foto de destaque: Cidade de Chengdu (depositphotos.com)

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *