a china além da china
destaques

Desemprego urbano diminui na China, mas jovens universitários têm menos oportunidades

July 17, 2020

Desemprego urbano diminui na China, mas jovens universitários têm menos oportunidades

A taxa de desemprego urbano na China caiu em Junho, mas entre os jovens de 20 a 24 anos, com grau universitário, os números aumentaram.

A taxa de desemprego nas áreas urbanas chinesas fixou-se nos 5,7 por cento, no mês de Junho, representando uma queda de 0,2 por cento em relação a Maio, de acordo com dados divulgados pelo Gabinete Nacional de Estatísticas da China.
O mercado laboral começa a revelar sinais de recuperação depois de, no final de Fevereiro, em plena crise de saúde pública, a taxa de desemprego ter atingido os 6.2 por cento.
Um total de 5,64 milhões de novos empregos foram criados no primeiro semestre de 2020 nas zonas urbanas. O número equivale a cerca de 62,7 por cento da meta anual traçada, refere ainda o departamento governamental.
Enquanto a taxa de desemprego entre pessoas de 25 a 59 anos foi de 5,2 por cento –  uma queda de 0,2 por cento em relação a Maio – entre os jovens de 20 a 24 anos com grau universitário, muitos deles recém-graduados, a taxa subiu para 19,3 por cento, mais 2,1 por cento do que em Maio e mais 3,9 por cento face ao mesmo período do ano passado.
A taxa de desemprego urbano é calculada com base no número de desempregados que participaram na procura de uma oportunidade laboral nas cidades, incluindo trabalhadores migrantes.


Foto de destaque: Nanjing / Chinaimages (depositphotos.com)

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *