a china além da china
destaques

Nova versão do sistema de crédito social chinês inclui dados sobre cônjuges

April 8, 2019

Nova versão do sistema de crédito social chinês inclui dados sobre cônjuges

Informações familiares ou atrasos no pagamento das contas da água e do telefone integram versão actualizada do sistema de crédito social.

A China prepara-se para actualizar o sistema de crédito social, projecto-piloto que entrou em vigor em 2014 e que reúne informações sobre todos os cidadãos, recompensando-os ou castigando-os mediante as suas acções.
A nova versão vai incluir informações “mais detalhadas, abrangentes e precisas”, como dados sobre o pagamento das contas da água e do telefone ou informações sobre os cônjuges, segundo revelou He Nanye, investigador do Instituto de Finanças Suning, citado pelo Global Times, jornal oficial em língua inglesa.
“O crédito é a segunda identidade de uma pessoa, um cartceão-de-visita e um currículo invisível”, acrescentou Dong Ximiao da Universidade Renmin.
De acordo com um documento publicado em 2014 por Pequim, a ideia deste projecto, que deverá entrar em pleno funcionamento em 2020, é “permitir aos [cidadãos] confiáveis caminhar por todos os lugares debaixo do céu, e proibir os desacreditados de dar um só passo”. A vigilância é feita com recurso a câmaras de segurança, reconhecimento facial, o histórico bancário e o registo do acesso à internet.
Dados revelados este ano pelo Centro de Informação do Crédito Público Nacional indicam que o governo chinês já impediu 17,5 milhões de pessoas de andar de avião e 5,5 milhões de utilizar o comboio na sequência do não pagamento de multas ou impostos. Passear o cão sem trela levou também à aplicação de penalizações.

 

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *