a china além da china
destaques

Semana de Cinema Documental arranca amanhã em Pequim

August 2, 2018

Semana de Cinema Documental arranca amanhã em Pequim

waiting-for-the-sun

E o que acontece aos filhos de quem se encontra no corredor da morte na China? Este é um tema explorado pelo dinamarquês Kaspar Astrup Schröder no documentário Waiting for the sun. Para ver a partir de amanhã na Semana de Cinema Documental, que leva a Pequim mais de 50 documentários de diferentes países e regiões.

O dinamarquês Kaspar Astrup Schröder visitou Nanzhao, na China, para filmar o dia-a-dia de um orfanato, fundado por uma antiga guarda prisional e que acolhe filhos de homens e mulheres condenados à morte. A vida destas crianças e temas como o abandono e o preconceito são trabalhados no documentário Waiting for the sun (2017), que vai ser exibido amanhã no primeiro dia da Semana de Cinema Documental de Pequim.

Ao todo, mais de 50 documentários, seminários e eventos culturais integram a segunda edição deste evento, que percorre várias salas de cinema da capital chinesa até ao dia 9 de Agosto.

“Uma história chinesa para o mundo ver” é o tema desta Semana de Cinema Documental, que, de acordo com o jornal Global Times, traz ao grande ecrã “mudanças, pelas quais a China passou ao longo das últimas décadas com a reforma e a abertura, após 1978”.

“Além de trabalhos nacionais, também trazemos 25 obras premiadas de outros países e regiões, e que raramente chegam às salas de cinema do país, como é o caso de Tokyo Idols do Japão”, referiu Dai Wei, vice-director do Gabinete Municipal de Imprensa, Publicações, Rádio, Cinema e Televisão de Pequim, citado pelo Global Times.

Entre os filmes escolhidos encontra-se Golden Gate Girls, uma co-produção de Hong Kong e dos Estados Unidos, dirigida por Louise Wei, e que conta a história de Esther Eng, a primeira mulher a dirigir um filme em chinês nos Estados Unidos.

The Silent Teacher de Taiwan  é uma expressão utilizada para um corpo que é doado para investigação científica. A película, com realização de Maso Chen, revela a jornada de um homem ao despedir-se da mulher.

Dos Estados Unidos, Code Girl acompanha um grupo de adolescentes especialistas em tecnologia, que quer entrar no mercado de programação de aplicações móveis. Uma obra de 2015 que aborda uma área de trabalho ainda dominada pelos homens.

 

Pode consultar o programa do evento aqui (em chinês).

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *