Activistas Joshua Wong e Agnes Chow detidos pela polícia em Hong Kong
De acordo com o jornal de Hong Kong South China Morning Post, que cita fonte policial, os activistas foram detidos por suspeita de reunião ilegal e estão a ser interrogados na sede da polícia de Wan Chai.
Os activistas Joshua Wong e Agnes Chow foram detidos esta manhã em Hong Kong, de acordo com informação avançada na página do facebook do partido pró-democrata Demosisto. “O secretário-geral do Demosisto Joshua Wong foi detido esta manhã por volta das 7:30 a caminho da estação de metro South Horizons, quando de repente foi empurrado para dentro de um carro privado no meio da rua”, pode ler-se na declaração do partido.
Sobre Agnes Chow, o Demosisto escreve que a detenção ocorreu em casa. “Ainda não sabemos que acusações enfrentam, mas os nossos advogados estão a seguir o caso”.
De acordo com o jornal South China Morning Post, que cita fonte policial, os activistas foram detidos por suspeita de reunião ilegal e estão a ser interrogados na sede da polícia de Wan Chai.
Na quinta-feira à noite também Andy Chan, líder do Partido Nacional de Hong Kong (HKNP), um grupo pró-independência, foi detido no aeroporto internacional da cidade, quando tentava embarcar para o Japão.
Estas detenções ocorrem na véspera de um protesto, agendado para sábado, mas que foi proibido pela polícia por razões de segurança, ainda segundo o South China Morning Post.
De acordo com as autoridades policiais da região, cerca de 900 pessoas já foram detidas desde que começaram as manifestações, no início de Junho. Os protestos foram desencadeados pela controversa lei da extradição, entretanto suspensa, mas evoluíram para um movimento mais amplo, que exige uma reforma democrática em Hong Kong e uma investigação à alegada violência policial durante os protestos.