a china além da china
cultura

A obra completa de Cao Ying em 22 volumes

July 16, 2019

A obra completa de Cao Ying em 22 volumes

Nova colecção lançada em Xangai reúne o trabalho completo de Cao Ying, tradutor chinês de Leo Tolstoi e Mikhail Sholokhov.

De um projecto de vida, que foi fazer chegar à população chinesa nomes grandes da literatura russa, nasceu a colecção “As traduções completas de Cao Ying”. O trabalho de Cao Ying, pseudónimo do tradutor Sheng Junfeng, que morreu há quase quatro anos, foi compilado em 22 volumes pela Shanghai Literature and Art Publishing House e lançado na sexta-feira em Xangai.
Com mais de dez milhões de caracteres, esta nova colecção inclui 12 volumes com traduções dos romances de Leo Tolstoi, sete com os escritos de Mikhail Sholokhov e de Mikhail Lermontov; uma obra com artigos traduzidos e publicados por Sheng em jornais e revistas ao longo dos anos; outra com trabalhos em russo; e por fim um volume de gramática russa.
“Lembro-me de Sheng me ter dito uma vez que Leo Tolstoi levou sete anos para completar ‘Guerra e Paz’, fazendo a sua revisão oito vezes. Como tradutor, ele precisou de ler a obra pelo menos uma dúzia de vezes. Ele disse que leu ‘Guerra e Paz’ doze vezes e passou outros seis anos a fazer a tradução para chinês”, lembrou o vice-presidente da Associação de Escritores de Xangai, entrevistado pelo Global Times.
De acordo com o jornal, Shen Junfeng nasceu em Ningbo, província de Zhejiang, em 1923. Em 1941, integrou o corpo de tradutores de várias revistas dirigidas pelo Partido Comunista, dedicando-se integralmente à tradução após a fundação da República Popular da China, em 1949. Foi depois da Revolução Cultural (1966-1976) que completou a tradução para chinês de todas as obras de Leo Tolstoi, um projecto que levou 20 anos para estar concluído.
Sheng foi reconhecido em várias ocasiões pelo trabalho desenvolvido. Em 1987, recebeu o Prémio Literário Maxim Gorky, atribuído pelo governo de Moscovo e em 1997 foi galardoado com o Prémio Literário Lu Xun, conferido pela Associação de Escritores da China. Morreu a 24 de Outubro de 2015, aos 93 anos de idade, em Xangai.

 

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *