a china além da china
cultura

Uma torre de cintura fina

December 28, 2016

Uma torre de cintura fina

cantao-1

Quando procuramos abandonar a nossa posição de estrangeiros e tentamos ver as coisas através de olhos chineses, encontramos algumas surpresas, claro!
Por exemplo, o nome oficial da Torre de Cantão é, em chinês, Guangzhou Ta (广州塔), que corresponde à designação Canton Tower, em inglês, e Torre de Cantão, em português.
Essa estrutura, também conhecida como Torre da Televisão de Cantão, foi inaugurada em 2010 e está classificada como a terceira torre mais alta do mundo. O seu design peculiar é da responsabilidade dos arquitectos holandeses Mark Hemel e Barbara Kuit e da empresa internacional Arup, com sede em Londres.
Mas quando perguntamos à jovem Yu Yin, da província de Guangdong, como é que eles, os chineses, em especial os cantonenses, chamam à torre, a resposta dela é pronta: “Xiao Man Yao” (小蛮腰). “Então, não lhe chamam 广州塔 (Guangzhou Ta)?” – insistimos. Ao que ela responde: “esse é o nome oficial, mas a torre é popularmente conhecida como Xiao Man Yao”. Na linguagem chinesa informal Xiao Man Yao tem o significado de “cintura fina” (de mulher).
No design da torre há no seu topo uma elipse mais pequena que roda no sentido contrário aos ponteiros do relógio e que se encontra com a elipse maior que roda a partir da base do edifício. Do encontro dos dois movimentos resulta a zona mais estreita a meia altura da torre que sugere, alegadamente, a imagem de uma mulher de cintura fina.
Na palavras de Yu Yin, “dos tempos históricos até aos nossos dias, nós, Chineses, vemos uma mulher de cintura fina como sexy e elegante.”
Este é um bom exemplo de uma situação com que se confronta quem vive na China. Os lugares, instituições, etc, têm um nome oficial chinês e um nome oficial inglês (ou português), mas muitas vezes são conhecidos por uma terceira expressão que nada tem a ver com o nome oficial.

Ler também:
A Torre de Cantão e a poesia de Bai Juyi

Um Comentário
  1. cheocvan

    Uma das torres mais bonitas que já tive oportunidade de ver, de uma elegância sublime!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *