Série caracteres: 人 (HOMEM)
Ilustração: Rui Rasquinho
Supervisão: António Lei
RÉN (pinyin) yàhn (cantonês, Yale) HOMEM
Outras romanizações a partir do dialecto cantonense: ian (Silabário) e jan4 (Jyutping)
Começamos a primeira série de caracteres com o carácter “homem (ser humano)”, 人 rén, como conceito geral de “pessoa”, “ser humano”. É um carácter pictográfico, o que quer dizer que, na sua versão original, pretendia ser um desenho simplificado do corpo de uma pessoa, em que se distinguiam a cabeça, o tronco, os braços e mãos, as pernas e os pés. Com a evolução do desenho do carácter ao longo dos tempos chegou-se à sua forma actual, mais estilizada, que sugere as pernas de uma pessoa que se desloca. Uma das combinações mais típicas do carácter人 rén é na palavra 人民 rénmín, que quer dizer “povo” ou “popular”.
Esta mesma palavra entra na composição dos seguintes nomes, que apresentamos a título de exemplo:
中华人民共和国 (中華人民共和國) Zhōnghuá Rénmín Gònghéguó (República Popular da China)
全国人民代表大会 (全國人民代表大會) Quánguó Rénmín Dàibiǎo Dàhuì (Assembleia Popular Nacional da China)
人民币 (人民幣) Rénmínbì, (reminbi, renmimbi ou remimbi, “dinheiro do povo”)
人 rén funciona também como um importante radical (isto é, o componente gráfico gráfico principal, em termos semânticos, de um carácter, sugerindo o seu significado). Teremos oportunidade de encontrar vários exemplos disso.
(Texto editado. Publicado pela primeira vez em Setembro de 2007, no suplemento em língua portuguesa do jornal de língua chinesa Tai Chung Pou)
Nota: nesta série de textos sobre os caracteres chineses utilizamos dois tipos de romanização. A romanização segundo o sistema pinyin, a partir do mandarim, e, entre parênteses, a romanização segundo o sistema Yale, a partir do cantonês. Por outro lado privilegiamos o sistema simplificado de escrita, indicando entre parênteses a versão em escrita tradicional.
Série caracteres: 八 (oito) – extramuros
[…] gráfica de uma figura humana. Todavia o seu desenho confunde-se facilmente com os caracteres 人 rén (ser humano, pessoa) e 入 rù (entrar), razão pela qual é referido […]