30 ANOS REVISTA MACAU: A lorcha regressa ao mar
Um século depois de ter desaparecido, a Marinha Portuguesa encomendou aos estaleiros de Coloane a construção de uma réplica de uma lorcha, lia-se na revista MACAU, em Julho de 1987, num artigo assinado por Fernando Marques.
Depois de pronta, a embarcação — que “ajudou as frotas imperiais chinesas a libertar as rotas comerciais dos bandidos do mar [piratas]” — deveria passar, no fim desse ano, por vários pontos do mar do sul da China, mostrando produtos fabricados em Macau.
No ano seguinte, a lorcha devia partir rumo ao Oceano Índico, onde se iria encontrar com “uma caravela portuguesa perto do Cabo da Boa Esperança”, no âmbito da comemoração dos 500 anos dos descobrimentos marítimos portugueses.
O seu último destino estava então ainda por definir, mas especulava-se que “fosse repousar eternamente no Museu de Marinha, em Lisboa”.
Artigo completo – Revista MACAU, Série I, n.º3 – Julho, 1987
[Este texto faz parte de uma série preparada pelo Extramuros em que se recuperam alguns dos momentos que marcaram as três décadas da revista MACAU, uma das mais antigas publicações em língua portuguesa ainda em circulação]
Outros posts:
O lançamento de um glossário de patuá (Junho, 1987)
Rupert Murdoch, Stanley Ho, RTP/RTC e TVB interessados na TDM (Junho, 1987)
Relembrar Miguel Torga (Junho, 1987)
Declaração Luso-Chinesa: “Uma vitória da inteligência” (Maio, 1987)
Taipa e Coloane: Os parentes pobres de Macau (Maio, 1987)
Os novos heróis da aviação portuguesa (Maio, 1987)