a china além da china
breves destaques

Shenzhen impõe novas regras para combater tabagismo

October 13, 2020

Shenzhen impõe novas regras para combater tabagismo

FOTO: Pixabay

Shenzhen proíbe a venda de cigarros electrónicos perto das escolas e propõe-se combater o tabagismo passivo dentro de casa.

Referência no combate contra a poluição, Shenzhen é também uma das cidades chinesas que mais tem trabalhado na redução do consumo do tabaco. Em 2018, a metrópole anunciou a intenção de se tornar numa cidade livre de fumo – um objectivo ambicioso num país onde, na altura, mais de um quarto da população fumava, de acordo com dados do Centro para o Controlo e Prevenção da Doença da China.

Apesar de Shenzhen produzir à volta de 95 por cento dos cigarros electrónicos do mundo, a proibição da utilização destes vaporizadores em público foi uma das medidas implementadas pela campanha de 2018. A interdição vai agora mais longe, com a venda de tabaco e de cigarros electrónicos a ser banida de espaços que estejam a menos de 50 metros de escolas primárias e secundárias, avança uma notícia do Sixth Tone, que cita a publicação The Paper.

Nos próximos três anos, Shenzhen quer também reduzir a exposição destes alunos ao tabagismo passivo domiciliário, em pelo menos 20 por cento, e aumentar a proporção de famílias não fumadoras, em 50 por cento. Não é claro como vai ser feita a medição destes dados, refere ainda a publicação em língua inglesa.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *