Governo de Hong Kong retira formalmente controversa lei da extradição
O Governo da Região Administrativa Especial de Hong Kong retirou formalmente a proposta de emenda à lei da extradição. O anúncio foi feito hoje pelo secretário para a Segurança daquele território, John Lee.
O controverso projecto de lei, que prevê a transferência de infractores para países e territórios que não fazem parte dos acordos de extradição de Hong Kong, incluindo a China Continental, provocou uma das maiores crises políticas da região e um intenso movimento de contestação que encheu as ruas de Hong Kong nos últimos quatro meses. Apesar da Chefe do Executivo Carrie Lam ter anunciado a suspensão da lei em Julho, os protestos estendem-se até hoje, num movimento pró-democrático mais amplo.
Entretanto, o suspeito do homicídio que levou a região a propor as emendas à lei saiu hoje da prisão, após um ano e meio encarcerado por lavagem de dinheiro. Recorde-se que Chan Tong-kai é procurado pelas autoridades de Taiwan por ter alegadamente assassinado a namorada no ano passado durante umas férias na Ilha Formosa.