Festival Literário de Macau recorda Mao Dun, Pessanha e Senna Fernandes
O festival Rota das Letras realiza-se entre 2 e 4 de Outubro, numa edição mais curta do que nos anos anteriores, devido à situação pandémica.
O lançamento de ‘Clepsydra’ de Camilo Pessanha, em 1920, e da primeira revista de contos publicada na China, a ‘Xiaoshuo Yuebao’ (小说月報), com edição do escritor Mao Dun, no ano seguinte, vão ser recordados na próxima edição do Festival Literário de Macau. A revista de contos vai servir de inspiração a uma palestra do Professor Zhu Shou Tong, da Universidade de Macau, e a obra de Pessanha celebra-se num espectáculo musical, dirigido pelo maestro Simão Barreto.
A 9ª edição do Festival Rota das Letras realiza-se este ano entre 2 e 4 de Outubro, numa versão mais curta do que nos anos anteriores, devido à pandemia. Envolve, além disso, sobretudo autores locais. Na sessão inaugural do evento, Eric Chau, Wang Feng, Jenny Lao-Phillips e Konstantin Bessmertny vão reflectir sobre os efeitos desta crise pandémica na sociedade do futuro e na sua obra.
“A crise devastadora que se abateu sobre o mundo obrigou-nos a repensar a edição deste ano do Festival, numa perspectiva realista de contenção de custos e de aposta nos talentos locais”, afirmou num comunicado Ricardo Pinto, director-geral do Rota das Letras. “Esta mesma crise, enquanto tema de reflexão para todos nós, não podia obviamente estar ausente da programação do Festival”.
Ainda no primeiro dia, vão ser anunciados os vencedores do Concurso de Contos e lançada a sétima edição do livro de contos e outros escritos do festival, um livro de poemas intitulado ‘Sétimo Céu’, com textos de Jidi Majia, José Luís Peixoto, Gisela Casimiro e Hirondina Joshua.
O festival convidou o escritor e ilustrador Lin Ge para criar a imagem oficial do 9º Rota das Letras, com base na ideia de ‘Confinamento’. Tendo publicado recentemente novos títulos, Lin Ge, Lawrence Lei e Joseph Ngai vão também apresentá-los ao público do Festival Literário.
No que diz respeito ao teatro, a Associação de Teatro de Macau Comuna de Pedra apresenta uma peça parcialmente inspirada nos romances ‘1984’, de George Orwell, e ‘On Tyranny’, de Timothy Snyder.
O programa contempla ainda a projecção de cinema local e a inauguração da exposição de fotografia ‘Macau, 2020: Tempo de Introspecção’, na Livraria Portuguesa, onde vai ser também apresentado o mais recente número da revista Zine Photo, de autoria do advogado e fotógrafo João Miguel Barros.
No dia do encerramento, é homenageado o escritor macaense Henrique de Senna Fernandes – é precisamente a 4 de Outubro que se cumprem dez anos sobre a morte deste autor. Vão ser lançadas na sessão as primeiras traduções em chinês e inglês do livro de estreia de Senna Fernandes, Nam Van – Contos de Macau, com edição em português de 1978. Na ocasião, o filho, Miguel de Senna Fernandes, apresenta o seu primeiro livro de contos.
ROTA DAS LETRAS
Data: 2-4 de Outubro
Locais: Antigas Oficinas Navais e Livraria Portuguesa
O programa do evento estará disponível em breve no website do festival: www.thescriptroad.org.