China aprova medicamento para a prevenção do VIH
O Truvada, produzido pela farmacêutica norte-americana Gilead Sciences, é o primeiro medicamento para a prevenção do VIH aprovado na China.
A China aprovou pela primeira vez um medicamento que reduz as hipóteses de infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH). O Truvada, produzido pela farmacêutica Gilead Sciences, com sede na Califórnia, vai ser utilizado como profilaxia pré-exposição (PrEP, na sigla inglesa), que consiste na toma de emtricitabina e tenofovir, dois antirretrovirais que impedem a replicação do VIH nas células humanas.
O medicamento tem como público-alvo pessoas que estejam sujeitas a alto risco de poder contrair o vírus em caso de exposição ao mesmo.
“Este medicamento é uma nova forma de prevenção, pode ter um papel importante na resposta à epidemia do HIV e pode ajudar a reduzir as novas infecções na China”, disse ao jornal China Daily Zhang Fujie, director do Centro Clínico e de Investigação de doenças infecto-contagiosas do Hospital Ditan de Pequim.
Segundo dados da Comissão de Saúde Nacional, a China conta hoje com cerca de 950 mil casos de Sida no país. Entre Janeiro e Outubro do ano passado, mais de 130 mil pessoas testaram positivo para o VIH, sendo a transmissão sexual a forma mais comum de infecção.