Di Jinjun: Vestido para o ritual
Abunda por aí a fotografia digital, mas Di Jinjun rema contra a maré. É através da técnica do colódio húmido que o artista chinês explora a fotografia – e, neste ensaio, a feminilidade.
O método do colódio húmido, inventado no século XIX, é um processo fotográfico para negativos em vidro, cuja chapa é coberta com uma solução de colódio e iodeto de cádmio.
Ora, a série “Vestido para o ritual” bem que podia ser uma viagem a esse tempo e aos antigos estúdios onde se produziam retratos fotográficos.
Sobre o autor e sobre esta série, o Photography of China, escreve: “Ele cria a fantasia das mulheres chinesas ao retratar uma bela mulher vestida de ‘qipao’ (termo chinês para um vestido longo e muito popular dos anos 1930), com vestidos modernos ou mesmo sem nada. As suas fotografias deixam-nos mudos face à intensidade do olhar desta mulher, enquanto nos permitem apreender a delicadeza e a sensualidade da sua face”.
Já na série “Sofistas”, também presente nesta selecção de fotografias, Di retrata várias figuras chinesas ligadas às artes, como é o caso da compositora Liu Suola ou do gravurista Xu Bing.
Di Jinjun nasceu em 1970, na província chinesa de Shanxi, e estudou Fotografia na Academia de Cinema de Pequim, onde vive e trabalha. Di Jinjun foi o primeiro profissional na China Continental a utilizar a técnica do colódio húmido.
A apresentação desta série no EXTRAMUROS faz parte de uma colaboração com o Photography of China, plataforma que olha para a China de várias perspectivas e pela lente de diferentes fotógrafos.