a china além da china
muros

Nyema Droma: Filhos dos Himalaias

March 26, 2020

Nyema Droma: Filhos dos Himalaias

Nyema Droma trabalha a identidade tibetana através da fotografia. Não o faz com modelos profissionais, mas com locais, pessoas comuns. Estes são retratos de quem procura um lugar no Tibete de hoje – o ‘novo’ Tibete, moderno e global, como escreve a fotógrafa.

“As suas fotografias de amigos e familiares projectam novos modelos do ser tibetano: seja enquanto consumidores de bens globais, em Lhasa, ou enquanto hipsters que se sentem completamente em casa numa cidade multicultural como Londres. Em vez de serem objectos de um olhar exótico de um qualquer catálogo de etnias estrangeiro, os sujeitos de Droma são indivíduos que jogam com os estereótipos da tibetaneidade, adoptando-os ou descartando-os de forma tão ágil como se trocassem de roupa numa passerelle de moda”.

É desta forma que Claire Harris, professora de Antropologia Visual, descreve o trabalho de Nyema Droma. Harris foi curadora da exposição da fotógrafa “Performing Tibetan Identities” (2018-2019) no Pitt Rivers Museum, em Oxford.

Depois de completar os estudos em Fotografia de Moda no London College of Fashion, Nyema Droma regressou ao Tibete e abriu um estúdio fotográfico – Hima Ālaya Art Studio. O trabalho da artista já foi publicado nas revistas Tibet Geographic, Majestic Disorder Magazine, Prism Magazine e Croco Magazine.

A apresentação da série “Filhos dos Himalaias” no EXTRAMUROS faz parte de uma colaboração com o Photography of China, plataforma que olha para a China de várias perspectivas e pela lente de diferentes fotógrafos.