O que fazer para ter um próspero ano novo
Quando falamos da mais importante celebração da China, o Ano Novo Chinês, há muitas coisas que devemos fazer ou evitar fazer se não queremos ser perseguidos pela má sorte durante todo o ano. A primeira tarefa começa três dias antes do Ano Novo Chinês. A maior parte das pessoas sabe que o 28º dia do último mês do corrente ano é o dia certo para uma limpeza geral da casa. Mas porquê este dia? E porque é que as nossas casas devem ficar imaculadas neste dia? Acredita-se que, se as nossas casas e nós próprios estivermos absolutamente limpos, teremos um ano novo sem crises ou doenças. A razão para fazer a limpeza três dias antes do Ano Novo Chinês não está relacionada com o 28º dia do 12º mês do ano, mas mais com o facto de tudo ter de estar limpo antes do ano novo. Acredito que se escolheu o 28º dia porque tradicionalmente a véspera de Ano Novo Chinês (30º dia do último mês) é um dia para passar em família. Por isso, dois dias antes do Ano Novo Chinês, no 29º dia do último mês, trata-se da decoração e dos preparativos para receber a família. Posto isto, três dias antes do Ano Novo Chinês é o momento ideal para fazermos uma esfoliação corporal, cortarmos o cabelo e limparmos a casa.
Apesar de chamarmos Ano Novo Chinês à mais importante celebração da nossa sociedade, o dia mais importante do ano é na verdade a véspera de ano novo. É o dia em que toda a família se reúne – onde quer os familiares estejam, têm de regressar a casa. No jantar de véspera de ano novo, toda a gente deve estrear roupas e sapatos novos, para dar as boas-vindas ao novo ano. Algumas famílias celebram fazendo dumplings em conjunto. Há muitas explicações para o porquê de se fazer e comer dumplings no jantar de véspera de Ano Novo Chinês. Uma das razões mais conhecidas é o facto de os dumplings serem feitos através da técnica de enrolar diferentes ingredientes todos bem juntos, o que representa união e laços fortes entre os membros da família. Outra explicação é a de os dumplings terem a mesma forma dos lingotes de ouro usados como dinheiro na China antiga, sendo por isso que algumas famílias fazem dumplings exactamente antes do momento da passagem de ano e os comem à meia-noite, para trazer fortuna e prosperidade para o novo ano. Algumas famílias divertem-se com jogos como o mahjong ou jogos de cartas na véspera de Ano Novo Chinês. Acredita-se que aqueles que vençam o jogo à meia-noite terão sorte durante todo o ano, porque vencem “de um ano para o outro”.
Sendo certo que as família celebram esta reunião de modos diferentes, há algo que todas as famílias fazem: dar Lai Si (envelopes vermelhos com dinheiro) às crianças para que tenham sorte durante o ano. Hoje em dia, todos os casais têm de dar Lai Si aos familiares e amigos solteiros, e as ofertas de envelopes vermelhos duram duas semanas a contar do dia de ano novo. Tradicionalmente, os Lai Si eram apenas dados a crianças pelos adultos das suas famílias. E membros da família que começassem a trabalhar eram considerados adultos, portanto não se tratava de serem ou não casados. Além disso, os Lai Si eram oferecidos acima de tudo na noite da véspera de ano novo, durante a reunião familiar. No dia de Ano Novo Chinês, os adultos davam ainda Lai Si às crianças dos seus bairros. Normalmente, ao fim de três dias já não se ofereciam mais Lai Si.
Mas então, se todas as tradições de Ano Novo Chinês que conhecemos acontecem na noite da véspera em vez de no dia de ano novo, o que é que fazemos no primeiro dia do ano? O que é curioso é que no dia de ano novo há mais coisas que devem ser evitadas do que aquelas que se devem ser feitas. Em primeiro lugar, não devemos tomar banho ou lavar o cabelo no dia de ano novo. Desde criança que sempre me disseram que, se eu tomar banho no primeiro dia do ano, a água lavará toda a minha “sorte financeira” ou prosperidade. E não apenas tomar banho – não é permitida a limpeza do que quer que seja. Até limpar o pó da minha secretária é afastar a prosperidade. O que eu costumava argumentar era que não queria saber de dinheiro, apenas para que a minha avó me deixasse tomar banho. Mas havia outra coisa que eu fazia mal. Não era suposto dizermos nada que desse azar no dia de ano novo, como “não quero dinheiro” ou, pior ainda, “estou a morrer”, porque isso pode tornar-se realidade. Nem mesmo uma brincadeira como “estou a morrer de tédio”. A palavra “MORRER” é definitivamente PROIBIDA durante o Ano Novo Chinês.
Também devemos ter muito cuidado ao manusear objectos de vidro, já que partir alguma coisa no primeiro dia também traz azar em termos de prosperidade durante todo o ano. Podemos assumir, a partir da saudação principal no Ano Novo Chinês, “Kung Hei Fat Choi” (votos de prosperidade), que ter sorte no campo financeiro é um tema central desta celebração. Por isso, muitos dos rituais têm que ver com prosperidade. Por exemplo, não devemos cozinhar no dia de ano novo e é suposto comermos as sobras do jantar da véspera. Isto representa que tivemos mais do que precisávamos no ano passado e que continuaremos a ter em abundância este ano.
Então: não tomar banho, não fazer limpezas, não cozinhar, não dizer coisas que dêem azar, não tocar em nada frágil lá em casa – parece que a melhor coisa a fazer no dia de ano novo é descansar e tirar uma boa sesta. Mas isso também NÃO se deve fazer. Dormir a sesta está associado a preguiça, portanto fazer uma sesta no dia de ano novo trará azar à nossa carreira ou aos nossos estudos. No final das contas, provavelmente a melhor coisa a fazer no dia de Ano Novo Chinês é ficar quieto, não tocar em nada, não fazer nada e rezar para ter boa sorte no novo ano.
Fotografia de destaque: Carlos Gonçalves