Especialistas anunciam extinção do peixe-espada do rio Yangtzé
O peixe-espada chinês (psephurus gladius), que habitava as águas do rio Yangtzé, foi declarado extinto, de acordo com especialistas do Instituto de Investigação Pesqueira do Rio Yangtzé, citado pelo jornal oficial em língua inglesa China Daily.
O artigo, publicado a 23 de Dezembro na edição digital do jornal internacional Science of The Total Environment, revela que o peixe de água-doce, poderá ter desaparecido entre 2005 e 2010.
A extinção deste peixe representa o desaparecimento de mais uma espécie neste rio nos últimos anos. O golfinho do Yangtzé, uma espécie de golfinho de água-doce, está classificado como funcionalmente extinto. A “extinção funcional” é o termo utilizado para descrever as espécies que já ultrapassaram o nível de extinção em que ainda é possível serem salvas.
Ainda de acordo com o China Daily, o peixe-espada chinês, existia há cerca de 15 milhões de anos e tinha entre dois e três metros de comprimento, podendo atingir mais do que sete metros.
A partir de Janeiro deste ano, a China impôs uma interdição de pesca de dez anos em certas zonas do rio Yangzté para proteger a biodiversidade do rio mais longo da China.