a china além da china
cultura

Quem foi Bai Juyi? 

January 24, 2017

Quem foi Bai Juyi? 

 

Bai Juyi é um dos mais famosos poetas chineses. Nascido em meados da dinastia Tang, viveu entre os anos 772 e 846. Esteve envolvido em reformas políticas e preocupou-se com questões sociais. A sua carreira, nos diversos cargos públicos que ocupou, nem sempre foi pacífica, envolvendo-se em querelas políticas.
Muitos dos seus poemas estão escritos numa linguagem simples e abordam temas do dia-a-dia – características que o tornaram extraordinariamente popular ainda em vida.
Os poetas Li Bai, Du Fu e Wang Wei são muitas vezes apontados como os três maiores da dinastia Tang.
No entanto a Bai Juyi é reservado um lugar muito especial pelo impacto que teve na cultura chinesa não só na sua época mas também ao longo dos séculos, até à actualidade.
No prefácio a uma colectânea de poemas de Bai Juyi traduzidos para português, editada pelo Instituto Cultural (de Macau), em 1993, o tradutor António Graça de Abreu escreve:
“Letrados e meninos de escola, mandarins e monges, imperadores e cortesãs decoraram os seus poemas, caligrafaram-nos sobre rolos de seda, penduraram-nos nas paredes dos mosteiros, utilizaram-nos como orientação para um bom governo, gravaram-nos em blocos de pedra, cantaram-nos um pouco por toda a parte do império.”
E, como se pode ler no texto da badana do mesmo livro:
“Uma das razões da enorme popularidade da poesia de Bai Juyi reside na simplicidade aparente e real da linguagem utilizada, na ligação às coisas comuns à existência de todos os homens, de haver libertado grande parte dos poemas de arcaísmos e alusões literárias que dificultavam o entendimento e a leitura.”

Leia também:

A Torre de Cantão e a poesia de Bai Juyi

Um poema de Bai Juyi

Um Comentário
  1. […] estatuto de celebridade imortal conquistado por Bai Juyi na história cultural da China fica a dever-se, em primeiro lugar, ao conjunto da sua obra […]

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *