Série caracteres: 天 (CÉU)
Ilustração: Rui Rasquinho
Texto: Luís Ortet
Supervisão: António Lei (李子龍)
TIĀN (pinyin) tìn (cantonês, Yale) CÉU
Outras romanizações a partir do dialecto cantonense: tin (Silabário) e tin1 (Jyutping)
Outro carácter que começou por representar uma figura humana é 天 tiān. Como 大 dà (grande), era a imagem de um homem em posição frontal, mas com a particularidade de ter a cabeça proeminente. Essa parte do corpo era representada por um quadrado, mas esse quadrado evoluiu para um traço horizontal.
Continuando a utilizar a mesma mnemónica, diríamos que se o carácter que significa “grande”, 大, é um homem com os braços e as pernas afastados, para sugerir uma grande dimensão, em 天 estamos perante algo ainda maior e acima do homem e da grandeza das coisas: o céu! Essa grandeza superior é simbolizada pelo traço horizontal acrescentado no topo do carácter 大.
Na filosofia tradicional chinesa, 天 forma uma trilogia com 地 dì e 人 rén: isto é, 天地人 tiāndìrén.
No contexto das crenças tradicionais, a vida de cada ser humano é primordialmente condicionada pela configuração dos cinco “elementos” chineses (五行 wǔxíng) no momento do nascimento – isso é o 命 mìng, que é uma expressão de 天, e, em termos gerais, não pode ser alterado.
Mas essa predisposição geral pode ser alterada de forma limitada e pontual quer gerindo a relação entre a pessoa e o ambiente físico que a rodeia, o feng shui (que constitui um factor 地 dì), quer pelas acções humanas através do exercício do livre arbítrio (o que constitui um factor 人 rén).
天安门 (天安門) Tiān’ānmén , “Porta da Paz Celestial”, nome de um momento da cidade de Pequim que dá o nome à Praça de Tiananmen.
(Texto editado. Publicado pela primeira vez em Setembro de 2007, no suplemento em língua portuguesa do jornal de língua chinesa Tai Chung Pou)