a china além da china
destaques

Calçada portuguesa com certeza…

January 13, 2017

Calçada portuguesa com certeza…

A calçada portuguesa enquanto conceito e prática ganhou algum relevo noticioso no mês de Dezembro do ano passado (2016) com a decisão tomada (por unanimidade) pela Câmara Municipal de Lisboa de arrancar com o processo de candidatura da calçada portuguesa a Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.
A vereadora Catarina Vaz Pinto, uma das impulsionadoras da iniciativa, sublinhou em declarações à imprensa que, nesse processo, “a ideia é também integrar todas as cidades, sejam do nosso país ou do mundo lusófono e outras que têm calçada nas suas ruas”, para que a candidatura seja “tão abrangente quanto possível”.
Ora, Macau, a onze mil quilómetros de distância de Lisboa, é conhecida pela profusa presença da calçada portuguesa nos mais diversos pontos da cidade. É uma calçada portuguesa com características próprias, como não podia deixar de ser, mas é calçada portuguesa em território da República Popular da China. Aliás uma parte significativa das obras de calçada portuguesa foi feita depois de 1999, isto é, já sob administração chinesa.
E, como a imprensa local em língua portuguesa oportunamente noticiou, o próprio Instituto Cultural (de Macau) e associações locais ligadas ao património já apoiaram a iniciativa e disponibilizaram-se a colaborar.
Agora fica a faltar o quê? Que os sonhos de Catarina Vaz Pinto, em termos da universalidade do processo de candidatura da calçada portuguesa, se tornem uma realidade e que alguém não se esqueça de Macau.
Quem quiser conhecer a história detalhada da calçada portuguesa em Macau pode ler o interessante e muito completo dossiê publicado pela revista MACAU em Outubro de 2014 (edição 40 da IV Série), da autoria de Vanessa Amaro.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *